domingo, 16 de agosto de 2009

Não se deixar esfriar

O fato é que a vida toma rumos inesperados. Por mais que tentemos planejar ou conduzir à nossa maneira, as coisas acontecerão de acordo com seus cursos naturais. É bem verdade que no começo fica difícil aceitar que os fatos nos fugiram das mãos, mas com o tempo (ah, o tempo!) nos convencemos ou nos acostumamos com tudo. Acho mesmo que a gente se acostuma. As coisas vão se tornando normais. Ops! Normal não. Alguém um dia me disse que normal é o que está na norma. As coisas podem se tornar comuns, corriqueiras (rs).
Este “acostumar” causa certo temor, às vezes, porque nós somos tão mais corajosos no momento em que os fatos acontecem, tendo em vista que eles nos impulsionam a agir, a protestar, a ir em busca. Mas se paramos e pensamos um pouco que seja, acabamos nos convencendo de que não estamos preparados, de que é melhor esperar o momento certo e blábláblá, pronto, o tempo passa e aquela coragem toda vai se dissipando, até que se torna mera lembrança.
Eu confesso que prefiro a impulsividade. É claro que reflexão e ponderação são sempre indispensáveis, mas eu falo de impulsividade com aquilo que queremos de verdade. Talvez tenhamos que tentar de tudo para tornar real aquilo que secretamente habita o nosso âmago, aqueles desejos mais latentes. A palavra de ordem é ‘tentar’. Tentar até o último momento. Não importa se você tiver que ser melodramático ou ríspido algumas ou diversas vezes. O que importa mesmo é que você estará buscando aquilo que o seu coração pede.
Pode ser que você fraqueje em muitos momentos, pense em desistir, ou pior, que não consiga, mas pelo menos não poderá se condenar por ter tido medo e, por isso, não ter tentado. E quer saber? Eu acho que sempre se consegue algo nestas buscas. Pode ser sabedoria, crescimento, amadurecimento. No fim das contas, o resultado não é tão negativo.
Uma coisa que vale muito também é saber esperar. Não esperar e esquecer, e ‘esfriar’, mas esperar mantendo dentro de si a certeza de que o que tanto esperamos vai acontecer. Porque o importante não é o quando, pode ser até décadas, e sim que houve êxito. Tenho certeza de que o sabor do triunfo será o mesmo. Tudo depende do esforço feito por cada um. Se nós prestarmos um pouquinho de atenção, perceberemos que somos capazes de mudar um pouco o curso da vida e deixá-lo mais favorável a nós. Sempre é possível.
Foto disponível em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário